29º Festival de Inverno de Domingos Martins: Música e Cultura em Harmonia

O evento celebra a música erudita e popular, resgatando tradições e encantando o público

| Assessoria de Comunicação

O 29º Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins começou na última sexta-feira com a promessa de resgatar os tempos áureos do evento. A cerimônia de abertura foi iniciada com a fala da Secretária Dulciele Stein Suela, que destacou a importância do envolvimento de toda a equipe do Festival para que o evento fosse um grande sucesso e a chegada do Sesc-Fecomércio ao time de realizadores, juntamente com a Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e do Montanhas Capixabas Visitors & Convention Bureau.

Assumindo a coordenação pedagógica das oficinas de música erudita neste ano, o diretor-geral da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Prof. Dr. Fabiano Araújo, fez questão de enfatizar a proposta de resgate da identidade do evento, trazendo de volta a força da música erudita em equilíbrio com a música popular. Em seu breve discurso, o professor revelou o objetivo de “trazer de volta os tempos áureos do Festival de Inverno, resgatando a música erudita e levando concertos às igrejas Luterana e Batista. Os alunos terão oficinas ministradas pelos maiores músicos do Brasil e o público poderá vivenciar momentos de grande qualidade musical durante todo o evento.”

Dulciele Stein Suela
Fabiano Araújo

Em nome dos correalizadores do Festival de Inverno, a diretora executiva do Montanhas Capixabas Visitors & Convention Bureau reforçou o compromisso da instituição com o desenvolvimento da região. O presidente da Fecomércio no Espírito Santo, Idalberto Luiz Moro, deu as boas-vindas ao público, e a gerente de Cultura, Renata Rosa Weixter, apontou a iniciativa Sesc Territórios do Programa Sesc Cultura no Espírito Santo como algo inovador no cenário cultural das Montanhas Capixabas. Ela destacou as atrações nacionais Vanessa da Mata, Nenhum de Nós e Família Lima, além de mencionar que o Sesc custeou hospedagem e passagens para os professores. “O Sesc chegou chegando nessa parceria de sucesso com o Festival de Inverno de Domingos Martins”, disse Renata.

Andréia Rosa
Idalberto Luiz Moro e Renata Rosa Weixter
Wanzete Krüger

A cerimônia seguiu com o pronunciamento do gerente da agência do Banestes de Campinho, Magno Sarnaglia de Martin, que falou em nome dos patrocinadores e do Governo do Estado. Por fim, o 29º Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins foi declarado oficialmente aberto pelo prefeito Wanzete Krüger.

Apresentações do Primeiro Dia

A música começou a tomar conta da Rua de Lazer com o Palco Livre, enquanto o tradicional Grupo Cultural Martinense se apresentou no Coreto da Praça, anunciando o início de dez dias de muitas melodias. O concerto de abertura ficou a cargo da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, que já faz parte da história do Festival, tendo participado de quase todas as edições. Sob o comando do maestro Helder Trefzger, o repertório da noite começou com óperas clássicas de Bizet, Carlos Gomes, Pietro Mascagni e Rossini; passando por trilhas sonoras de clássicos do cinema como Piratas do Caribe, Tubarão e Star Wars; finalizando a apresentação com um tributo ao Rei do Pop, Michael Jackson.

A noite seguiu com a apresentação do Grupo Folclórico Tanzfreude e com o show do Clube Big Beatles, que reviveu grandes sucessos dos garotos de Liverpool, fechando o primeiro dia de programação com tudo o que se pode esperar do Festival de Inverno… E foi só o começo!

Grupo Cultural Martinense
Grupo Folclórico Tanzfreude
Clube Big Beatles

Sábado Implacável

Além do Palco Livre, o primeiro sábado de Festival teve nada menos do que dez atrações. Começando ao meio-dia com Tatiani Celeste no Coreto da Praça, que afinou o público, que já admira sua voz na Banda da Polícia Militar, da qual a cantora é vocalista. Celeste volta ao festival com a Banda da PM no domingo, dia 21.

Tatiani Celeste
Orquestra Pop & Jazz
Grupo Folclorico Rheinland
Grupo Folclórico Blumen Der Erde

A tarde seguiu com outra atração de muitos festivais, a Orquestra Pop & Jazz do Ifes, que faz jus ao nome com uma fusão do bom jazz com a música popular, agradando a todos os que têm o privilégio de prestigiá-los. Os grupos folclóricos Rheinland e Blumen Der Erde deram o toque de cultura alemã que não poderia faltar. O dia repleto de boa música contou ainda com a Orquestra de Violões Bom Pastor e a noite foi implacável com Grupo Moxuara e Banda Lajota, que foi revelada ao Festival no Palco Livre, em 2023.

Orquestra de Violões Bom Pastor
Banda Lajota
Grupo Moxuara
Nano Vianna

O grande show da noite ficou por conta da diva da MPB, Vanessa Da Mata, com a turnê Vem Doce. Grandes hits como “Ainda Bem”, “Amado” e “Ai, Ai, Ai…” embalaram os apaixonados, e a cantora também homenageou grandes nomes da música brasileira como Belchior e Dona Ivone Lara. Finalizando a programação do dia, Nano Vianna apresentou releituras do rock nacional e internacional e revelou músicas autorais em comemoração aos seus 20 anos de carreira.

Domingo Sem Cara de Domingo

E não é que a “pré-segunda” estava diferente? Longe de ser aquele dia que ninguém gosta muito, domingos são diferentes no Festival de Inverno. A hora do almoço já começou com Palco Livre na Rua de Lazer e Juana Zanchetta com o melhor do samba no Coreto da Praça, que também foi o local de apresentação de Dom Patrick, artista local que animou a galera com o rock da tarde; e também do grupo de representação do Casamento Antigo Pomerano e Pietra Azzurra, que representa a cultura italiana em Domingos Martins.

Já o palco principal foi dominado por muita diversidade com a Camerata de Cordas Raul Sampaio Coco, de Cachoeiro de Itapemirim; a Banda Júnior da Polícia Militar entregou uma apresentação de dezenas de jovens talentos. E, para consagrar esse domingo que ninguém queria que acabasse, Douglas Lopes comemorou um ano do seu projeto “Douglas Canta Erasmo” com os maiores sucessos do Tremendão, e o Forró Bemtivi espantou o frio com um tributo a Luiz Gonzaga, que chamou todo mundo para um arrasta-pé daqueles!

A programação do 29º Festival de Inverno de Domingos Martins segue até o próximo domingo, dia 21 de julho, com recitais dos alunos, apresentações dos professores e grandes shows de artistas capixabas e as atrações nacionais Família Lima e Nenhum de Nós. 

Não deixe de conferir a GALERIA DE FOTOS e a PROGRAMAÇÃO COMPLETA do Festival!

 

Compartilhar Conteúdo