Fabiano Araújo (ES) – Coordenador Pedagógico de Música Erudita

Fabiano Araújo Costa, doutor em Música e Musicologia pela Universidade Paris-Sorbonne, professor de Harmonia, e Musicologia na Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), onde foi coordenador do curso de Licenciatura em Música (2009-2012) e criador do projeto do curso de Bacharelado em Composição Musical (2010). Em 2019 foi cedido ao Governo do Estado do Espírito Santo para assumir a Direção Geral da Faculdade de Música do Espírito Santo - FAMES.

Como pesquisador, é Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFES e do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, e líder do Grupo de Pesquisa eMMa – Núcleo de Estudo em Música e Musicologia Audiotátil. Desde 2016, é membro associado do Instituto de Pesquisa em Musicologia - Institut de Recherche en Musicologie (IReMus - Paris-Sorbonne), onde é co-fundador e co-diretor o programa de pesquisa CRIJMA (Centro de Pesquisa Internacional sobre o Jazz e as Músicas Audiotáteis) e da Revista acadêmica RJMA (Revista de Estudos do Jazz e das músicas Audiotáteis). 

Como músico (pianista), produziu os álbuns: O Aleph (2006) com músicas autorais escritas para sexteto; Calendário do Som – 9 dias (2009), com música do “Calendário do som” de Hermeto Pascoal, gravado em quarteto, em Portugal, com o contrabaixista norueguês Arild Andersen[ECM]; Rheomusi (2011), em trio com Arild Andersen e Naná Vasconcelos; Baobab trio (2012), e Ladeira (2019) no qual desenvolve releituras de Radamés Gnattali, Baden Powell, e música improvisada.

Como musicólogo, realizou conferencias no Conservatorio ‘Santa Cecilia’ di Roma (IT), no Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Paris (FR), Università di Torino (IT), Università di Macerata (IT), Université Paris-Sorbonne (FR), Club du Choro de Paris (FR), Henan University (CN), UNICAMP, UNIRO, UFRJ, UFMG, UFG e possui artigos publicados em revistas acadêmicas no Brasil, França e Itália.

 

Marcelo Coelho (SP) - Coordenador Pedagógico de Música Popular

O saxofonista e compositor Marcelo Coelho acumula extensa carreira nas qualidades de instrumentista, compositor, educador e pesquisador na área musical.

Como educador, acumula passagens como educador em instituições nos EUA: Music Education Center, Weston, FL, Aukela Christian Academy, Hollywood, FL, e St. Bartholomew Catholic School, Miramar, FL.  No Brasil, leciona na Faculdade de Música Souza Lima/Berklee College of Music onde também atua como coordenador do curso de Pós-Graduação em Processos Criativos em Música Popular: Composição, Arranjo e Improvisação.

Como pesquisador, concluiu o pós-doutorado em composição pela USP, dando sequência à carreira acadêmica que compreende também seu doutorado em composição pela UNICAMP, mestrado em Jazz Performance pela University of Miami, e bacharelado em Música Popular pela UNICAMP. Devido aos trabalhos de pesquisa sobre a utilização da polirritmia em composição e improvisação, Coelho desenvolveu um processo composicional e improvisacional denominado The Rhythmic Line Approach for Composing and Improvising. Este trabalho, editado e lançado pela Editora FAMES com o título ‘Suite I Juca Pirama: criação de um sistema composicional a partir da adequação da polirritmia de José Eduardo Gramani ao jazz modal de Ron Miller”,  já foi apresentado em diversos encontros e congressos internacionais de jazz nos EUA, Europa e América do Sul, dentre eles o IASJ – International Association of School of Jazz- e IRSA – International Rhythmic Studies Association – que  fundou junto ao contrabaixista irlandês Ronan Guilfoyle.

Como instrumentista, Marcelo Coelho já atuou ao lado de importantes músicos de jazz: David Liebman, Bob Mintzer, Didier Lockwood, Phil Markowitz, Gene Perla, Rick Peckham, Ed Sarah, Ronan Guilfoyle, Vincent Gardner, Ron Miller, Phil DeGreg, Cliff Korman e outros. Dentre os músicos brasileiros estão Hermeto Pascoal, Guinga, Caetano Veloso, Sizão Machado, Sérgio Barroso, Naylor Proveta, Célio Barros e outros. Coelho tem atuado extensivamente com os seus projetos musicais: David Liebman-Guinga-Coelho Trio; Duo Guinga & Marcelo Coelho; MC4+ (cd ‘Colagens)’; MC&RD 4teto em colaboração com o saxofonista argentino Rodrigo Dominguez (cd ‘Paralelas’); Un-X-Pected Brazilian Project em colaboração com músicos de jazz da Escandinávia (cd ‘Unite’); Projeto Paris/São Paulo I e II em colaboração com músicos franceses, dentre eles Didier Lockwood (cd ‘Paris/São Paulo’), todos trabalhos musicais contemporâneos onde se destacam as composições originais e as improvisações coletivas. Com produção do premiado instrumentista e produtor Celio Barros, produziu dois discos de saxofone solo, sem nenhum acompanhamento, trabalho de caráter experimental que tem chamado a atenção da crítica, músicos e público em geral.

No universo da música erudita, Coelho fez duas estreias como solista em concertos sinfônicos. Em 2013, o ‘Concerto para Saxofone Soprano e Orquestra’ do premiado compositor Liduino Pitombeira, junto à Orquestra Sinfônica do ES sob a regência do maestro Roberto Duarte. Em 2015, o concerto ‘Nebulae’ da compositora Patrícia de Carli, com a orquestra Sinfônica de São José dos Campos sob a regência do maestro Marcello Stasi, na Sala São Paulo.