Eduardo Lucas (ES)  – Coordenador Pedagógico

Professor e Maestro no Projeto Vale Música Serra. É bacharel em Música com habilitação em Trompete pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES); especialista em educação musical; Mestre em Música pela UFRJ, na área de Práticas Interpretativas. Atualmente cursa doutorado em Música no Programa de Pós-graduação em Música da UNIRIO.

No Vale Música, é maestro dos grupos Banda Sinfônica Vale Música e Vale Música Jazz Band, grupos que vem se destacando no cenário musical brasileiro. No repertório presta homenagens a gêneros musicais e ícones da música, a saber: Lembranças de Elis, Temas de Filmes, 100 anos de samba, Concertos Sinfônicos, Indiana Nomma, Gilson Peranzzetta, João Bosco, Alma Thomas, Djavaniando e Viva Tim Maia. É coordenador pedagógico do Curso de Introdução à Regência do Programa Vale Música.

Na Fames, foi responsável pela coordenação do Projeto Orquestra de Violões nas escolas Estaduais do Espírito Santo (SEDU, FAMES e FFAPES), entre 2019 a 2021, projeto que atendeu 42 municípios, 51 escolas estaduais e mais de 3 mil alunos. Também coordenou o Curso de Bacharelado em Música Popular da Fames; presidiu a Comissão de Regime Especial de Atividades Não presenciais (REANP); coordenou o programa de Monitoria Digital da Fames e membro do Conselho Acadêmico da instituição.

Atua intensamente no fortalecimento da tradição de bandas no Espírito Santo, através de cursos, oficinas, palestras, festivais e encontros. Participou do júri do Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas de Itapemirim – CONFABANI e do encontro de Bandas de Jaguaré. É diretor artístico e maestro residente do Festival de Música de São Gabriel da Palha – ES (FEMUSGA); idealizou e coordenou o Festival Coreto de bandas com apoio da FUNCULTURA-ES; idealizador e professor do curso de regência e organologia, ofertado pelo projeto Vale Música, iniciativa que visa a capacitação de regentes e músicos de bandas do estado do Espírito Santo.

É autor, produtor e curador do songbook “Espírito Samba”. Proposta inédita no Espírito Santo que reúne em formato de E-book as 14 agremiações do carnaval capixaba, cada escola teve 1 (um) samba de enredo editorado no sistema de partitura.