Mais de 350 alunos participam das oficinas do 26º Festival de Inverno de Domingos Martins

Mais de 350 alunos participam das oficinas do 26º Festival de Inverno de Domingos Martins

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em 15/05/2023.

Oficinas musicais começaram nesta segunda-feira (15) sob coordenação pedagógica da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames)

Nesta segunda-feira (15) foi dada a largada para as oficinas do 26º Festival de Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins. Um total de 380 alunos participa desta edição, sob coordenação do diretor geral da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Fabiano Araújo Costa. As aulas serão realizadas até a próxima sexta-feira (19) e as apresentações, nos dias 19 e 20 de julho.

Neste ano estão sendo ofertadas 20 oficinas e um workshop: Prática de Orquestra, Canto Popular, Harmonia/Improvisação, Música de Câmara, Prática de Big Band, Acordeon, Bateria, Contrabaixo, Contrabaixo Acústico, Guitarra, Percussão Sinfônica, Piano Popular, Saxofone, Trompete, Viola Caipira, Violão, Violino, Violino/Viola, Violoncelo, Prática de Metais (Melgaço), e o Workshop de Contrabaixo e Prática de Conjunto.

Na condução das aulas, professores conceituados vindos de vários estados brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo, e de outros países, como Dinamarca e Portugal. Entre os alunos, 129 são bolsistas dos projetos musicais da Fames, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), da Vale Música e da Casa Verde (Cachoeiro de Itapemirim).

Renome

Doutor em Música e Musicologia pela Universidade Paris-Sorbonne, Fabiano Araújo assume pela primeira vez a coordenação pedagógica das oficinas. Ele conta com a colaboração do diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, Helder Trefzger, e do saxofonista e doutor em Composição pela Unicamp, Marcelo Coelho.

Segundo Araújo, a volta da Fames à coordenação marca a retomada do fôlego das oficinas, com foco no resgate de culturas locais e também na projeção de linguagens mais contemporâneas. 

“A curadoria que fizemos propõe o resgate das tradições, a exemplo da oficina de viola caipira, e a projeção do futuro, colocando os alunos em contato com os estudos do rock, do jazz, entre outros”. Destaca o diretor geral da Fames.

O coordenador destaca ainda o nível superior dos alunos desta edição. “Nas bolsas oferecidas, abrimos vagas para alunos mais preparados para aumentar o nível das oficinas. O Festival de Inverno de Domingos Martins é uma imersão profunda, por isto o investimento é fundamental”.

Para Fabiano Araújo, o sucesso das oficinas se reflete também na excelente cobertura. O coordenador cita como exemplos as aulas de Prática de Orquestra, com o professor Marcos Rangel (BA); e de Canto Popular, com a professora Vanessa Moreno (SP), esta com 27 alunos inscritos. “São professores de uma nova geração, com uma comunicação mais próxima da juventude. São profissionais versáteis, que difundem seus trabalhos pelas redes sociais, e é muito importante a identificação dos estudantes”, avalia.

Mais música nas ruas da cidade até o próximo domingo (21)

Durante toda a semana haverá programação intensa em todos os palcos do evento: Principal, Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt e Rua de Lazer (programação especial Palco Livre). Destaque para as atrações regionais e locais como Rogerinho do Cavaco e Banda; Escola de Música Helena Gerhardt Brickwedde; Banda Trivius – Prata da Casa; Show dos Professores; Duda Felippe; Grupo de Percussão Sinfônica – Fames; Quinteto de Metais de Domingos Martins, entre outros.

Na quarta (17), destaque para a apresentação de Rodrigo Santos, ex-integrante do Barão Vermelho, e Saulo Simonassi. Pela primeira vez juntos, Gustavo Macacko e Sérgio Britto,integrante do Titãs, preparam um show especial para o Festival de Inverno, no dia 18. No show “Rock e Poesia nas Montanhas”, os artistas trazem as canções mais emblemáticas de Macacko e algumas novidades do seu novo álbum, Humanifesta, e sucessos dos Titãs na voz de Sérgio Britto, como “Epitáfio”, “Homem Primata” e “Go Back”. Homenagens à música capixaba, Raul Seixas e Sérgio Sampaio também fazem parte do roteiro. Já a sexta (19) à noite será para as audições dos alunos do Festival. O palco principal recebe ainda Diego Lyra e AMMOR, e Duets.

Tributo a Raul Seixas, Jackson Lima e Jeremias Reis

No sábado (20) a programação começa cedo com Palco Livre; Choro Cantado; Camerata Ifes e Coral HEncantar; Grupo Folclórico Rheinland; Coral do Tribunal de Contas do Espírito Santo; Banda The Old Brothers e Cinco Nós. As principais atrações da noite serão o cantor Jackson Lima, e Sandrera com participação de Sylvio Passos tocando Raul Seixas.

Já no domingo (22) o Festival de Inverno será encerrado com uma apresentação que promete encantar o público: O vencedor do The Voice Kids, Jeremias Reis, sobe ao palco principal com a Banda da Polícia Militar do Espírito Santo, às 20h. Mais cedo as atrações serão Palco Livre; Orquestra de Violões Bom Pastor; Banda do Concurso Palco Livre; Grupo Folclórico Blütenblatter; Eden Acordeon – Cantos Populares e Grupo Folclórico Blumen Der Erde.

No último fim de semana, a abertura do evento atraiu 40 mil visitantes, que conferiram aos shows de Toni Garrido, o Concerto Clássicos do Rock, com a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo e Saulo Simonassi, Silva, Tunai, entre outros, além de atrações no Palco Livre da Rua de Lazer. O Festival é gratuito.

O 26º Festival de Inverno de Domingos Martins é uma realização da Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau. Tem o patrocínio do Banestes, da Cesan e do Sebrae e apoio da Secretaria de Estado da Cultura, da Secretaria de Estado do Turismo, da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), da Funcultura, a E&L Produções de Software, a Elonline, das cervejarias Trarko e Barba Ruiva, do Condomínio Espelho D’Água, do Bristol Vista Azul, do Porão Pub, Land Vitória e Águia Branca.

Compartilhar Conteúdo