28º Festival de Inverno de Domingos Martins encanta 50 mil pessoas


Após dez dias de intensa programação- mais de 80 atrações e 101 horas de shows- o evento deixou uma marca inesquecível no Espírito Santo.

Com um público total de 50 mil pessoas, o 28º Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins chegou ao fim neste domingo (24). Após dez dias de intensa programação- mais de 80 atrações e 101 horas de shows- o evento deixou uma marca inesquecível no Espírito Santo. A última semana trouxe atrações e momentos especiais que ainda repercutem junto aos participantes.

O Festival foi uma realização da Associação Montanhas Capixabas Turismo & Eventos, com organização da Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Patrocínio de Banestes, Cesan, Sebrae, E&L, Coroa, HCX, Sesc. Apoio da Fames, TV Gazeta, Yamaha, Elonline, Viação Águia Branca, Uniasselvi e Governo do Estado do Espírito Santo. O evento gerou mil empregos diretos e lotou em 100% toda a rede hoteleira local e do entorno, segundo a Secretaria de Cultura e Turismo.

A secretária Municipal de Cultura e Turismo de Domingos Martins, Rejane Entringer Ewald, não esconde a alegria ao comentar o sucesso do Festival. “O Festival foi um sucesso, superou todas as expectativas. Estamos encantados com tantas mensagens de agradecimento dos músicos, alunos, turistas e, principalmente, da comunidade local. A recompensa de tanto trabalho e dedicação chegou. Tivemos um evento lindo, emocionante e inesquecível!".

Um dos destaques da segunda semana foi Gustavo Macacko, talentoso músico que já foi aluno das oficinas pedagógicas do Festival e hoje, anos depois, sobe ao palco principal e se apresenta ao lado de artistas emblemáticos, como Fernanda Abreu. Na quinta-feira (20), a dupla homenageou Rita Lee em um show eletrizante.

"Ficamos muito felizes com tudo. É maravilhoso porque me sinto dentro da história e do propósito do Festival. Comecei como aluno e, anos depois, estava ali, no palco principal, levando meu show com parceiros tão emblemáticos. Gabriel O Pensador, Sérgio Britto (Titãs) e, agora, Fernanda Abreu. Sou a prova viva de que todo o propósito do Festival é verdadeiro e funciona. Tenho muita gratidão por isso!", disse Macacko.

A convidada, Fernanda Abreu, se disse encantada ao conhecer Domingos Martins e a beleza das Montanhas Capixabas. “Meu primeiro ano no Festival de Inverno. A cidade é maravilhosa! Estou hospedada numa pousada linda! É minha primeira vez aqui em Domingos Martins, não conhecia, é uma serra linda, estou amando!”.

O maestro Eduardo Lucas, responsável pela curadoria das oficinas, destacou o objetivo central do Festival de Inverno de Domingos Martins. "O objetivo é proporcionar aos alunos do Espírito Santo e de todo o Brasil uma formação de alta qualidade. Em 2023, o Festival expandiu significativamente suas atividades, oferecendo um total de 21 oficinas ministradas por professores renomados, com mais de 500 alunos inscritos. Ao se aproximar de três décadas de existência, o evento continua crescendo em força e relevância, mantendo-se atento às novas demandas da sociedade. Para os moradores do Espírito Santo, a ideia de um inverno sem o Festival é simplesmente inimaginável", destacou.

E se o Festival é internacional, é comum ouvir sotaques diversos pelas ruas de Campinho, sede do município, onde as atrações se dividiram entre Palco Principal, Coreto da Praça e Palco Livre. As venezuelanas Solveig Zerlin e Solveig Villegas, mãe e filha, e a amiga, a musicista Eudel Seijas, estão morando em Vitória e participaram pela segunda vez do evento.

Aqui tem boa música e povo acolhedor. As pessoas de Domingos Martins são muito lindas e simpáticas”, disse Solveig Villegas, aluna da Ufes. “O Festival é maravilhoso, pois congrega muitos amantes da música, da gastronomia, das coisas boas da vida. E também promove muitas amizades!”, completa Eudel, musicista da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

Por Assessoria de Comunicação

Publicado em 25/07/2023 às 09:11. Última atualização em 25/07/2023 às 09:13.

Compartilhe esse conteúdo