A jovem estrela do jazz que retorna às raízes em Domingos Martins

The Jazz Collective

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em 11/07/2025.

O 30º Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins se prepara para um momento especial na edição deste ano, que começa hoje e segue até o próximo dia 20 pelas ruas de Campinho e, pela primeira vez, em Pedra Azul, no Distrito de Aracê. Trata-se do reencontro de uma talentosa jovem com as raízes de sua família. A cantora americana Nina Marie, nome artístico de Valentina Koehler, 17 anos, será uma das grandes atrações do evento, integrando a apresentação do grupo The Jazz Collective (EUA) e, posteriormente, brilhando em uma apresentação solo.

Filha da martinense Flavia Koehler, Nina nasceu em Miami, mas mantém uma forte ligação afetiva e cultural com Domingos Martins, terra natal da mãe. "É um misto de sonho e privilégio para mim tocar na cidade onde minha mãe cresceu e de onde vêm meus antepassados. Sinto muita gratidão pelo público, que sempre demonstrou muito carinho pelas redes sociais", afirma Nina. "Me sinto muito amparada pela grande família martinense e espero que, juntamente com minha banda, possamos deixar nossa marca nessa cidade tão querida."

O grupo The Jazz Collective, atração internacional do Festival, se apresenta no sábado (12), às 20h, no Coreto da Praça, trazendo ao público a energia vibrante do jazz contemporâneo, na voz marcante de Nina Marie. No domingo (13), às 16h30, o grupo também sobe ao palco do Centro de Eventos Morangão, em Pedra Azul. Já no encerramento do Festival, domingo (20), às 19h30, Nina fará um show solo, novamente no Coreto da Praça.

Criada em Miami Beach, onde vive com a mãe, o pai adotivo, Alan Axelrod, e o irmão Austin, Nina demonstrou aptidão musical desde a primeira infância. "Ela sempre passava os dias cantando e é difícil encontrar um vídeo dela criança onde isso não transparece", conta a mãe. Aos seis anos, iniciou aulas de piano e, desde então, nunca mais se afastou da música.

Reconhecida desde os oito anos em competições como o “Young Talent Big Dreams”, Nina Marie é hoje uma das "All Stars" da competição juvenil mais prestigiada do sul da Flórida. Em 2024, conquistou o prêmio de melhor cantora juvenil nas categorias Pop e Jazz, consolidando sua reputação como uma das vozes mais potentes de sua geração.

A jovem também é presença constante no “Miami Beach Youth Music Festival”, onde, em 2020, foi descoberta por Sammy Gonzalez, fundador do Young Musicians Unite (YMU) – maior organização de educação musical da Flórida. Desde então, Nina integra a YMU e participou de diversos projetos musicais, incluindo a banda de rock Not Yet Published. O diretor musical da YMU, Zach Larmer, é quem lidera o The Jazz Collective – o que torna a vinda do grupo a Domingos Martins ainda mais simbólica.

Apesar de viver nos Estados Unidos, Nina não esconde o vínculo com o Brasil. "Português foi minha primeira língua. Só aprendi inglês quando comecei a ir para a escola", conta. "Culturalmente, me sinto uma mistura de brasileira e americana, embora prefira me comunicar em inglês. A maior parte da minha essência é super latina: desde a culinária até as festas juninas e o carnaval, tudo isso faz parte das músicas que eu escrevo."

Durante sua apresentação solo no encerramento do Festival de Inverno, Nina promete surpresas, incluindo a performance de uma canção autoral muito especial. "Minha música chamada ‘Starlight’, que será lançada em breve, foi escrita no ano passado em Domingos Martins. Sem o Brasil e minha história eu não sou ninguém. Só tenho a agradecer!"

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Compartilhar Conteúdo